“Cometa do Século” pode ser visto a olho nu este domingo em Portugal

Cometa C/2023 A3 pode ser visto a olho nu este domingo em Portugal a partir das 19h35.

O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, descoberto em janeiro de 2023 por telescópios do Observatório Tsuchinshan, na China, vai poder ser visto a olho nu em Portugal, este domingo, depois das 19h35. O cometa será visível cerca de 40 minutos após o pôr do Sol e muito próximo desse ponto.

A janela de observação será, no entanto, curta, uma vez que, a partir das 20h00, já vai estar muito baixo no horizonte. À sua esquerda estará o planeta Vénus, também ele bastante brilhante.

O cometa vai estar a cerca de 71 milhões de quilómetros da Terra, quase metade da distância entre a Terra e o Sol e semelhante à distância entre a Terra e Mercúrio quando os dois planetas estão no ponto mais próximo. Viaja a 80 quilómetros por segundo em relação à Terra.

O cometa ainda poderá ser observado durante os próximos dias, mas cada vez com mais dificuldade e principalmente com a ajuda de um telescópio, uma vez que vai perdendo luminosidade com o afastamento da Terra e do Sol.

Antes de ser visível no hemisfério Norte o cometa já tinha sido visível no hemisfério Sul, em finais de Setembro, antes de dar a volta ao Sol.

Este cometa é um dos mais brilhantes do nosso tempo e só se torna visível a cada 80 000 anos. Da última vez que visitou o Sistema Solar interior os Neandertais ainda habitavam a Terra.

Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) visto a partir do Chile na manhã de 25 de Setembro de 2024. ©CTIO/NOIRLab/NSF/AURA/C. Corco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *