Padre Silvério Cardoso comemora 60 anos em Carapito

O Pe. Silvério Cardoso comemora esta segunda-feira, 1 de Julho de 2024, os 60 anos desde que assumiu os destinos da Paróquia de Carapito. A sua irmã, Antónia Cardoso, que sempre o acompanhou durante toda a vida de sacerdote, tem sido um pilar de apoio durante toda a caminhada.

Carapitenses apresentaram o Dólmen N.º1 de Carapito ao Pe. Silvério, pouco tempo depois de assumir a paróquia, em 1964.

A 1 de julho de 1964 o padre Silvério Cardoso apresentou-se em Carapito para assumir os destinos da paróquia.

Nascido a 1 de setembro de 1937 no lugar de Pereiro, freguesia de Sátão, concluiu a sua formação como clérigo em 1962. Ao longo da sua vida como sacerdote fez serviço nas paróquias de Eirado, Valverde, Cortiçada, Dornelas, Queiriz e Vila Longa, para além de Carapito, onde se fixou. Lecionou ainda Educação Musical e Religião e Moral e Católica na Escola de Aguiar da Beira.

Iniciou em Carapito a Liga Eucarística dos Homens, deu continuidade à Ação Católica, Irmandade das Almas e Sagrado Coração de Jesus. Também deu apoio à Juventude Mariana Vicentina. Fundou o Centro de Dia de Carapito, que abriu portas a 1 de devereiro de 1993.

Ao longo destes 60 anos tem acompanhado várias gerações de carapitenses. Organizou excursões pelo país e pelo estrangeiro, outra das suas marcas distintivas.

Juntamente com a sua irmã, Antónia Cardoso, organizaram teatros, danças e cantares.

Carapito prestou-lhe homenagem a 11 de Maio de 2014, quando comemorou 50 de serviço à paróquia de Carapito. Este ano, a 12 de Maio, a homenagem foi renovada, agora em comemoração dos 60 anos em Carapito.

Reconhecimento ao Pe. Silvério no dia 12 de Maio de 2024, na presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano. ©CMAB

1 comentário

  1. Bom padre Silvério Cardoso e ele antigamente ajudava bem as pessoas eu já foi ajudante dele sou de Valverde obrigado e felicidades que dure mais uns anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *